Ficha Técnica:
Direção: Fritz Lang
Produção: Nunnally Johnson
Roteiro: Nunnally Johnson (baseado em novela de J.H. Wallis
Música: Arthur Lange
Fotografia: Milton R. Krasner
Edição: Gene Fowler Jr. e Marjorie Johnson
Distribuição: RKO Radio Pictures
Elenco:
Edward G. Robinson... Professor Richard WanleyJoan Bennett... Alice Reed
Raymond Massey... Dist. Atty. Frank Lalor
Edmund Breon... Dr. Michael Barkstane
Dan Duryea... Heidt/Tim, the Doorman
Thomas E. Jackson... Inspector Jackson, Homicide Bureau
Dorothy Peterson... Mrs. Wanley
Arthur Loft... Claude Mazard/Frank Howard/Charlie the Hat check Man
Frank Dawson... Collins, the Steward
Sinopse:
O professor de psicologia Richard Wanley envia sua esposa e dois filhos para uma viagem de férias e, logo em seguida, vai para seu clube encontrar-se com seus amigos. Numa vitrine em frente a prédio anexo ao clube, Wanley vê um impressionante retrato de Alice Reed (Joan Bennett). Ele e seus amigos conversam sobre a beleza da pintura e seu personagem e convidam Wanley para se encontrar com eles à noite. Wanley fica no clube onde lê o livro Songo of Songs. Quando sai, ele para defronte ao quadro e conhece Reed, que está próxima observando as pessoas olharem o quadro. Reed convence Wanley a sair para tomar uns drinks. Mais tarde, eles vão para a casa de Reed, mas uma visita inesperada de seu amante rico Claude Mazard (Arthur Loft) dá origem a uma briga na qual Wander mata Mazart. Wanley e Reed conspiram para ocultar o assassinato, e Wanley se dispõe a levar o corpo de Mazard para fora da cidade. Entretanto, Wanley deixa muitas pistas e há muitas testemunhas. Um dos amigos do clube de Wanley, o promotor do distrito Frank Lalor (Raymond Massey) sabe da investigação e Wanley é convidado a voltar à cena do crime, como amigo de Lalor, mas não como suspeito. À medida em que a polícia vai desenvolvendo suas investigações, Reed é chanteada por Heidt (Dan Duryea), um ex-policial vigarista, que foi guarda-costas de Mazard. Reed tenta envenenar Heidt com uma overdose de receita quando ele voltar no dia seguinte. Mas Heidt suspeita de sua intenção e toma seu dinheiro, sem tomar a droga. Reed conta a Wanley que tomara o remanescente da overdose da droga. Heidt é assassinado num tiroteio imediatamente após deixar a casa de Reed, e a polícia acredita que Heidt seja o assassino de Mazard. Reed corre para sua casa para chamar Wanley, que está caído no sofá. Num estado confusional e delirante, Wanley acorda em sua cadeira no clube, e acredita que toda esta aventura seja um sonho no qual os funcionários do clube seriam os principais personagens deste sonho. Quando sai para a rua, para defronte o quadro, e uma mulher lhe pede por fogo para acender um cigarro. Ele se nega a fazê-lo e corre pela rua.
Este filme foi um dos que inspiraram os críticos franceses Raymond Borde e Etienne Chaumeton, que os assistiram em Paris, logo após o término da II Guerra Mundial (durante a guerra os filmes americanos não eram exibidos na França) a denominá-los filme noir (ou cinema noir), tendo em vista seus fortes traços expressionistas alemães, em que o contraste claro-escuro era a tônica, além da temática detetivesta, de suspense e serem filmes em preto-e-branco. Os filmes que inspiraram Borde e Chaumeton foram: O Falcão Maltês, Laura, História de um Detetive, Double Indemnity e A Mulher do Quadro. Isso se deu em 1946, dando origem ao nome NOIR, hoje a designação deste gênero cinematográfico inesquecível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário