Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Gun Crazy (Deadly is the Female), 1949.



Ficha Técnica:
Direção: Joseph H. Lewis
Produção: Frank King e Maurice King
Roteiro: Dalton Trumbo e MacKinlay Kantor (baseado em novela de MacKinlay Kantor)
Música: Victor Young
Fotografia: Russell Harlan
Edição: Harry Gerstad
Estúdio: King Brothers Production
Distribuição: United Artists

Elenco:
Peggy Cummins... Annie Laurie Starr
John Dall... Bart Tare
Berry Kroeger... Packett
Morris Carnovsky... Juiz Willoughby
Anabel Shaw... Ruby Tare
Harry Lewis... Sherif Clyde Boston
Nedrick Young... Dave Allister
Russ Tamblyn... Bart Tare, aos 14 anos




Sinopse:
Bart Tare, desde criança, amava armas de fogo. Após dar baixa do exército, seus amigos o levam para um parque de diversões, onde conhece a garota perfeita, Annie, que faz shows de tiro-ao-alvo e que também ama armas, tanto quanto Bart. Ela abandona o parque, saem juntos e se casam, mas Annie não está satisfeita com a situação financeira do casal. Assim, eles iniciam uma carreira pelo interior do país fazendo assaltos a mão armada. Apesar de não querer matar ninguem e ser contra a violência, Bart é tragado pela ganância e pela natureza violenta da mulher que ama.

Este é um dos clássicos filmes noir. Apresenta uma tomada das mais longas da história do cinema, quando o casal de atores centrais dirige seu carro pelas ruas da cidadezinha do interior. O roteirista Dalton Trumbo, por estar com sérios problemas com as autoridades americanas (seu nome constava da lista negra de Hollywood, acusado de ser comunista) teve os créditos atribuidos a um suposto Millard Kaufman. O roteiro foi baseado numa novela publicada em 1940 no The Saturday Evening Post. Este filme foi selecionado pelo National Film Registry pela sua importância artística, cultural e histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário