Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Detective Story (Chaga de Fogo), 1951.



Ficha Técnica:
Diretor: William Wyler
Produção: William Wyler
Roteiro: Robert Wyler e Philip Yordan (baseado em novela de Sidney Kingsley0
Fotografia: Lee Garmes
Edição: Robert Swink
Distribuição: Paramount Pictures

Elenco:
Kirk Douglas... Detetive James 'Jim' McLeod
Eleanor Parker...  Mary McLeod
William Bendix...  Det. Lou Brody
Cathy O'Donnell...  Susan Carmichael
George Macready...  Dr. Karl Schneider
Horace McMahon...  Ten. Monaghan
Gladys George...  Srta. Hatch
Joseph Wiseman... Charley Gennini
Lee Grant... Ladra
Gerald Mohr... Tami Giacoppetti
Frank Faylen.... Det. Gallagher



Sinopse:
Jim McLeod é um detetive durão e cínico. Ele acredita em uma interpretação restrita da lei e não acredita em "dar a outra face". Envolveu-se em um caso no qual revelou seu excesso de zelo com Karl Schneider, um adepto do aborto livre, responsável pela morte de várias mulheres jovens. Jim já vinha na tentativa de prender este bandido há mais de um ano. Toda a ação se passa dentro da 21a. delegacia, com os espectadores acompanhando a rotina da equipe policial no seu dia-a-dia, num crescendo de expectativa e tensão. Acabam surgindo detalhes que reperticurão profundamente até na vida pessoal do detetive. Atuações soberbas de todo o elenco, principalmente de Kirk Douglas e Eleanor Parker. Direção impecável do grande William Wyler.

 O filme foi indicado nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado (Philip Yordan, Robert Wyler), melhor atriz (Eleanor Parker) e melhor atriz coadjuvante (Lee Grant). Foi também indicado a melhor filme no BAFTA, em 1952, no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário