Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

sábado, 19 de novembro de 2011

Black Tuesday, 1954.

 


Ficha Técnica:
Direção: Hugo Fregonese
Produção: Robert Goldstein
Roteiro: Sydney Boehm
Fotografia: Stanley Cortez
Distribuição: United Artists

Elenco:
Edward G. Robinson... Vincent Canelli
Peter Graves... Peter Manning
Jean Parker... Hatti Combest
Milburn Stone... Father Slocum
Warren Stevens... Joey Stewart
Jack Kelly... Frank Carson
Sylvia Findley... Ellen Norris
James Bell... John Norris

https://www.youtube.com/watch?v=LyQn9sCPjdY

Sinopse:
O gângster Vincent Canelli foge audaciosamente da prisão, momentos antes de ir para a cadeira elétrica, levando consigo Peter Manning, um ladrão de banco e assassino de policiais, que estava para morrer logo após, da mesma forma. Fazendo vários reféns durante a fuga, eles tentam se apoderar do dinheiro fruto de assaltos anteriores de Manning para poder fugir do país.
Edward G. Robinson nos dá aqui a demonstração de que continuava, na década de 1950, com a mesma vitalidade demonstrada nas décadas de 1930 e 1940 para a o excelente desempenho de papéis de gângsters, assaltantes e assassinos

No livro Film Noir: An Encyclopedic Reference to the American Style (editado por Alain Silver e Elizabeth Ward) é escrito sobre o desempenho de Robinson:
"Quando a sociedade é ameaçada no seu conjunto, os psicopatas apresentados tendem a ser da maior violência, como para justificar a repressão social, exagerando a ameaça. Edward G. Robinson como o gângster Vincent Canelli em Black Tuesday... exibe um sadismo somente rivalizado por James Cagney, em White Heat".

Nenhum comentário:

Postar um comentário