Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

D.O.A. (Com as Horas Contadas), 1950.



  


Ficha Técnica:
Direção: Rudolph Maté
Produção: Leo C. Popkin
Roteiro: Russell Rouse e Clarence Greene
Música: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Ernest Laszlo
Edição: Arthur H. Nadel
Estúdio: Cardinal Pictures
Distribuição: United Artists

Elenco:
Edmond O'Brien... Frank Bigelow
Pamela Britton... Paula Gibson
Luther Adler... Majak
Lynn Baggett... Mrs Philips
William Ching... Halliday
Henry Hart... Stanley Philips
Beverly Garland... Miss Foster
Neville Brand... Chester
Laurette Luez... Marla Rakubian



Sinopse:
Este é um clássico filme noir, considerado um dos melhores de todos os tempos. O filme começa com uma longa tomada quando Frank Bigelow, um modesto contador de Los Angeles, adentra pela chefatura de polícia e vai percorrendo os corredores até chegar à sala da investigação de homicídios. A trilha sonora de Dimitri Tiomkim acentua a gravidade e emoção do momento. Frente ao inspetor chefe, que se encontra rodeado por outros detetives, que tiveram sua atenção despertada pelo inusitado acontecimento, ele revela que deseja dar queixa de um assassinato. Quando o inspetor chefe pergunta quem foi assassinado, Bigelow responde: eu fui. E passa a explicar seu drama. Ele havia sido envenenado com uma substância, uma "toxina luminosa", após participar de uma festinha em San Francisco. Ele estava prestes a ficar noivo de Paula e resolvera ir por por poucos dias a San Francisco para se distrair um pouco. No hotel, ele fora convidado por vizinhos de apartamento para esta festa.
Após uma noitada com este pessoal, sentindo-se mal, ele procura um médico e descobre que foi envenenado e tem pouco tempo de vida. Nas poucas horas que lhe restam, ele fará de tudo para encontrar seu próprio assassino.

O mistério final: o que significa D.O.A.? Aqui vai: Dead On Arrival!

Nenhum comentário:

Postar um comentário