Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

sábado, 19 de novembro de 2011

Kiss Me Deadly (A Morte Num Beijo), 1955.


Ficha Técnica:
Direção: Robert Aldrich
Produção: Robert Aldrich
Roteiro: A.I. Bezzerides (baseado em novela de Mickey Spillane)
Fotografia: Ernest Laszlo
Edição: Michael Luciano
Distribuição: United Artists

Elenco:
Ralph Meeker... Mike Hammer
Albert Dekker...  Dr. G.E. Soberin
Paul Stewart... Carl Evello
Juano Hernandez... Eddie Yeager
Wesley Addy... Tenente Pat Murphy
Marian Carr... Friday
Maxine Cooper... Velda
Cloris Leachman... Christina Bailey
Gaby Rodgers... Gabrielle (Lilly Carver)
Nick Dennis... Nick
Jack Lambert... Sugar Smallhouse
Jack Elam... Charlie Max
Jerry Zinneman... Sammy
Leigh Snowden... Cheesecake



Sinopse:
Este filme é visto por muitos críticos como o último dos filmes noir, e por muitos outros como a mais fina adaptação de um livro de Mickey Spillane. Enquanto dirigia por uma estrada tarde da noite, Hammer dá carona para uma bela loura (Cloris Leachman), vestida apenas com um casaco de chuva. Inicialmente, Hammer imagina que a garota assustada é uma louca que fugiu de algum hospital. Ele muda de idéia quando ambos são sequestrados por dois bandidos. O homem tortura a garota até a morte e Hammer vê tudo de forma semiconsciente, incapaz de dar-lhe qualquer ajuda. Ele só escapa da morte quando o carro dos assassinos tomba numa vala e ele é atirado para fora. Buscando vingança, Hammer tenta descobrir o segredo por detrás do assassinato da garota. Entre aqueles que cruzam seu caminho, neste filme tenso, estão o gângster viscoso (Paul Stewart), um cientista vira-casaca (Albert Dekker) e a sensual companheira de quarto da mulher morta (Gaby Rodgers). Todas as pistas apontam para uma caixa misteriosa, a "Great Whatsit", como a secretária de Hammer, Velda (Maxine Cooper), a descreve. Tanto a caixa como a secretária são roubadas pela quadrilha, até o ponto em que Hammer descobre que a "Whatsit" contém material radioativo com poderes incríveis. O climax apocalíptico é duplamente devastador pois não ficamos bem certos se Hammer sobrevive (ele não narra a estória). Este é um filme noir da era nuclear.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário