Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

The Blue Gardenia (A Gardênia Azul), 1953.



Ficha Técnica:
Direção: Fritz Lang
Produção: Alex Gottlieb
Roteiro: Vera Caspary e Charles Hoffman (baseado em novela de Vera Caspary)
Música: Raoul Kraushaar
Fotografia: Nicholas Musuraca
Distribuição: Warner Brothers

Elenco:
Anne Baxter... Norah Larkin
Richard Conte... Casey Mayo
Ann Sothern... Crystal Carpenter
Raymond Burr... Harry Prebble
George Reeves... Capitão da polícia Sam Haynes
Nat 'King' Cole... Como ele mesmo



Sinopse:
Norah Larkin, uma telefonista, no dia de seu aniversário, decide celebrar jantando sozinha em seu apartamento, com a foto de seu amado noivo, um soldado que serve no exterior, e lendo sua última carta para ela. Na carta, ele relata que conheceu uma enfermeira japonesa e desejava se casar com ela. Completamente aturdida, Norah aceita ter um encontro com o Don Juan e fotógrafo de garotas de calendário Harry Prebble. Eles vão até o clube Gardênia Azul, e Norah toma 6 fortes drinks e fica completamente embriagada. Harry a leva para seu apartamento e tenta forçar Norah a ter sexo com ele e ela usa um ferro de lareira para bater em sua cabeça. No dia seguinte, ela acorda em seu apartamento com suas duas colegas, mas não conseguia se lembrar do que ocorrera. Quando ela lê o jornal, descobre que Harry está morto, a polícia tem seu lenço, seus sapatos de salto alto, sua gardênia azul e a está procurando a mulher assassina.

Um noir clássico, dos melhores já produzidos. Reunião de gênios: Fritz Lang, a fotografia de Nicholas Musuraca, a trilha sonora e nada menos que a voz de Nat 'King' Cole.

http://www.youtube.com/watch?v=oJSp3k4HLr8&feature=results_video&playnext=1&list=PLD4C49AEDC6890888

Nenhum comentário:

Postar um comentário