Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

sábado, 12 de novembro de 2011

The Naked City, 1948.



Ficha Técnica:
Direção: Jules Dassin
Produção: Mark Hellinger
Roteiro: Albert Maltz e Malvin Wald (baseado em novela de Malvin Wald)
Narração: Mark Hellinger
Música: Miklós Rózsa e Frank Skinner
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Paul Weatherwax
Distribuição: Universal Studios

Elenco:
Barry Fitzgerald... Detetive Tenente Dan Muldoon
Howard Duff... Frank Niles
Dorothy Hart... Ruth Morrison
Don Taylor... Detetive Jimmy Halloran
Frank Conroy... Capitão Donahue
Ted de Corsia... Willie Garzah (conhecido como Willie the Harmonica)
House Jameson... Dr. Stoneman
Anne Sargent... Srta. Halloran
Adelaide Klein... Srta. Paula Batory
Grover Burgess... Sr. Batory
Tom Pedi... Detetive Perelli
Enid Markey... Srta. Edgar Hylton
Walter Burke... Pete Backalis
Virginia Mullen...  Martha Swenson
Mark Hellinger... narrador



Sinopse:
No meio de um retrato semi-documentário de Nova York e seu povo, Jean Dexter, uma atraente modelo loura, é assassinada em seu apartamento. Os detetives da delegacia de homicídios Dan Muldoon e Jimmy Halloran investigam o caso. As suspeitas recaem sobre vários personagens que, de alguma forma, têm relação com assaltantes de jóias em apartamentos. Em certo momento, um ladrão é encontrado morto e a polícia descobre que ele tinha uma estreita relação com um parceito chamado Willie. O clímax cresce rapidamente numa sequência impressionante. Filmado em locação, na cidade de Nova York.


Um dos grandes momentos do noir. Um filme extraordinário!

Abaixo reprodução integral do filme, pelo YouTube, com introdução na voz de Mark Hellinger, o produtor, que veio a falecer subitamente, antes mesmo do lançamento do filme, em 1949:

http://www.youtube.com/watch?v=ZFFM9Z0DIsQ&list=PLE1CA9A2109F41CE1

Prêmios:
Oscar de Melhor Fotografia, em preto-e-branco, para William H. Daniels; Melhor Edição, para Paul Weatherwax, 1949.

Indicações ao Oscar: Melhor roteiro, Malvin Wald, 1949.

British Academy of Film and Television Arts (BAFTA): Melhor filme de qualquer gênero, 1949.

Writers Guild of America: Prêmio WGA, Melhor Escritor para Drama Americano, Albert Maltz e Malvin Wald;  The Robert Meltzer Award (Roteiro que melhor aborda questões americanas): Albert Maltz e Malvin Wald; 1949.


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