Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hollow Triumph (The Scar), 1948.


 
Ficha Técnica:
Direção: Steve Sekely
Produção: Paul Henreid
Roteiro: Daniel Fuchs (baseado em novela de Daniel Fuchs)
Música: Sol Kaplan
Fotografia: John Alton
Edição: Fred Allen
Distribuição: Eagle-Lion Films Inc.

Elenco:
Paul Henreid... John Muller / Dr. Victor Emil Bartok
Joan Bennett... Evelyn Hahn
Eduard Franz... Frederick Muller
Leslie Brooks... Virginia Taylor
John Qualen... Dr. Swangron D.D.S.
Mabel Paige... Charwoman
Herbert Rudley... Marcy
Charles Arnt... Coblenz
George Chandler... Artell, Assistente da lojo de fotos
Sid Tomack... Aubrey, Gerente da loja de fotos
Alvin Hammer... Jerry, Assistente da garagem
Ann Staunton... Loura
Paul E. Burns... Harold, balconista
Charles Trowbridge... Delegado da prisão Warden
Morgan Farley... Howard Anderson



Sinopse:
Este é um filme fatalista que aborda um pequeno mundo amargo. O ex-estudante de medicina John Muller (Paul Henreid) acaba de ser liberado da prisão. Ele planeja assalto a um cassino que acaba sendo um fracasso. Muller foge para Los Angeles onde consegue um emprego, mas a ameaça de ser preso permanece como uma sombra em sua vida. Ele acaba descobrindo que sua semelhança física com o psiquiatra Victor Bartok os torna quase iguais. Ele vê aí a chance de fugir de seu destino caso ele se passasse pelo doutor. Este tem uma boa clínica psiquiátrica e uma bela secretária (Joan Bennett). Este se torna o objetivo de Muller e ele planeja cuidadosamente como "transformar-se" no Dr. Bartok. Para tornar as coisas mais verossímeis, ele providencia a reprodução de uma cicatriz facial e, posteriormente, ele mata e se livra do doutor. Quando Muller tem sucesso em assumir o Dr. Bartok, ele precisa enfrentar os problemas do homem morto. Muller será uma vítima e pagará não por seus crimes, mas pelos problemas passados do médico. Seu destino o estará seguindo, de qualquer forma...
Este não é um filme noir muito conhecido e não participa de nenhuma das listas dos noir mais importantes, mas tem uma qualidade fatalística e uma fotografia de penumbra que o torna ameaçador (grande trabalho de John Alton).

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