Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

The Spiral Staircase (A Escadaria em Espiral), 1945.


Ficha Técnica:
Direção: Robert Siodmak
Produção: Dore Schary
Música: Roy Webb
Fotografia: Nicholas Musuraca
Edição: Harry Gerstad
Distribuição: RKO Radio Pictures

Elenco:
Dorothy McGuire... Helen Capel 
George Brent... Professor Warren 
Ethel Barrymore... Mrs. Warren 
Kent Smith... Dr. Parry 
Rhonda Fleming... Blanche 
Gordon Oliver... Steve Warren 
Elsa Lanchester... Mrs. Oates 
Sara Allgood... Nurse Barker 
Rhys Williams... Mr. Oates 
James Bell... Constable





Sinopse:
Helena, uma bela empregada doméstica muda, trabalha para a idosa Sra. Warren. Esta senhora tem dois filhos, que vivem na mansão, Albert (um professor) e o jovem Steven. A Sra. Warren fica preocupada quando ocorre uma onda de assassinatos na vizinhança que envolve 'mulheres com problemas'. Ela implora ao seu médico, Dr. Parry, para levar Helen para longe, para a própria segurança dela. Quando ocorre outro assassinato, desta vez, dentro da própria mansão Warren, torna-se óbvio que Helen está em perigo.
A direção de Robert Siodmak mais uma vez confirma a excelência do gênio. Aborda, de forma elegante, a angústia de um vilarejo na região rural de Boston, e o crescendo das expectativas. Ele é auxiliado nessa tarefa pelo gênio da fotografia Nicholas Musuraca, que criou um ambiente de penumbras e sombras, tornando este mundo fantasmagórico e inquietante. Musuraca é tido como pertencente ao primeiro time de grandes mestres da imagem cinematográfica das décadas de 1930 e 1940, ao lado de Alton, Seitz e Ruttemberg. Assim como o trabalho de Gregg Toland em Cidadão Kane (1941), a cinefotografia de Musuraca em Stranger on the Third Floor (1940) definiu as convenções para o filme noir e codificadas pela empresa RKO na década de 1940. A fotografia de Musuraca começa e termina com sombras, no melhor estilo do expressionismo alemão, e pode ser vista como um fator proeminente da ressurreição do estilo de Hollywood na década de 1940.

Um elenco de primeiríssima qualidade torna o filme ainda mais atraente.


Um exemplo da fotografia de Nicholas Musuraca, marco dos filmes noir das décadas de 1940 e 1950, no filme Out of the Past, de Jacques Tourneur, de 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário