Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

The Maltese Falcon (O Falcão Maltês), 1941.


Ficha Técnica:
Direção: John Huston
Produção: Warner Brothers (Hal B. Wallis)
Roteiro: John Huston, baseado na novela de Dashiel Hammett
Fotografia: Arthur Edeson
Montagem: Thomas Richards
Música: Adolph Deutsch
Direção artística: Robert Haas

Elenco:
Humphrey Bogart... Detetive Sam Spade
Mary Astor... Brigid O’Shaughnessy
Peter Lorre... Joel Cairo
Sydney Greenstreet... Kasper Gutman
Gladys George... Iva Archer
Barton McLane... Tenente Dundy
Lee Patrick... Effie Perine
Elisha Cook Jr.... Wilmer Cook
Ward Bond... Detetive Tom Polhaus
Jerome Kowan... Miles Archer



Em 1539, os Templários de Malta enviaram ao Rei da Espanha um falcão de ouro maciço, incrustado de pedras preciosas. Mas piratas atacaram seu galeão e roubaram esse objeto precioso. O destino do falcão maltês permanece um mistério até hoje”.

Sinopse -
O detetive Sam Spade (Humphrey Bogart) recebe a estranha visita da Sra. O’Shaughnessy (Mary Astor), que procura pelo paradeiro da irmã, que fugiu com um perigoso sujeito. O que parecia ser mais um caso normal para Sam torna-se um emaranhado de problemas quando seu sócio, Miles Archer (Jerome Cowan), é encontrado morto.

A partir daí todas as personagens não são o que parecem ser, e o desfile de tipos exóticos começa a aparecer. Destaque para as interpretações de Peter Lorre, como o nervoso e alucinado Joel Cairo, Sydney Greenstreet, como o obeso e cínico Kasper Gutman, indicado ao Oscar, Elisha Cook Jr., como o capanga de Gutman, Wilmer Cook, e Mary Astor, a primeira femme fatale do cinema noir. Ela, uma personagem fria, cínica, calculista, cruel, mostra toda sua face psicopática como lemos nos tratados de psiquiatria. No livro, os três personagens masculinos revelam tendências homossexuais, que, no filme, foram mostrados sutilmente.

Considerado como o primeiro filme noir, O Falcão Maltês é dos raros filmes que consegue apoiar toda a trama nos diálogos. Roteirizado por John Huston, baseado no livro de Dashiell Hammett, e levado aos cinemas pela terceira vez, a película é obrigatória aos fãs do gênero noir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário