Cinema Noir
Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!
terça-feira, 8 de novembro de 2011
The Postman Always Rings Twice (O Carteiro Toca Duas Vezes), 1946.
Ficha Técnica:
Direção: Tay Garnett
Produção: Carey Wilson
Roteiro: Harry Ruskin e Niven Busch (baseado em novela de James M. Cain)
Música: George Bassman e Eric Zeisl
Fotografia:
Edição: George White
Distribuição: Metro-Goldwin-Mayer
Elenco:
Lana Turner... Cora Smith
John Garfield... Frank Chambers
Cecil Kellaway... Nick Smith
Hume Cronyn... Arthur Keats
Leon Ames... Kyle Sackett
Audrey Totter... Madge Gorland
Alan Reed... Ezra Liam Kennedy
Jeff York... Blair
Sinopse:
Este é um dos melhores filmes noir de todos os tempos. Tornou-se um protótipo dos "suspense eróticos". O roteiro foi baseado na primeira novela famosa do grande James M. Cain, em 1934, na qual mistura de amor proibido, luxúria, triângulos amorosos, brutalidade, amoralidade sexual, adultério e assassinato. Suas outras novelas de sucesso, também transformadas em filmes noir foram: Double Indemnity (MGM, 1944) e Mildred Pierce (Warner Brothers, 1945). Outras adaptações da obra de James M Cain ao cinema foram: Le Dernier Tournant (1939), de Pierre Chenal, e o filme não autorizado por ele para ser exibido nos EUA (até 1976, após sua morte) dirigido pelo grande Luchino Visconti, Ossessione, que aborda as mesmas questões, mas na Itália fascista.
Em The Postman Always Rings Twice, é apresentada uma das mais sedutoras femme fatales do cinema: Lana Turner, em um de seus melhores desempenhos.
O tema aborda a paixão entre um lenhador (Garfield) e uma mulher insatisfeita no casamento, garçonete em um restaurante à beira da estrada, pertencente ao casal. O assassinato do marido pela mulher e o amante acabou levando à desconfiança e à destruição mútuas.
Infelizmente, o filme não recebeu nenhuma indicação a premiação.
Uma obra prima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário