Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011



Phantom Lady (A Dama Fantasma), 1944.
Ficha Técnica:
Direção: Robert Siodmak
Produção: Joan Harrison
Roteiro: Bernard C. Schoenfeld (baseado no livro de Cornell Woolrich)
Fotografia: Woody Bredell
Edição: Arthur Hilton
Distribuição: Universal

Elenco:
Franchot Tone... Jack Marlow
Ella Raines... Carol "Kansas" Richman
Alan Curtis...Scott Henderson
Aurora Miranda... Estela Monteiro (as Aurora)
Thomas Gomez... Inspecto Burgess
Fay Helm...Ann Terry
Elisha Cook, Jr... Cliff Milburn
Andrew Tombes... Mac, the Bartender
Regis Toomey... Detective Chewing Gum



Sinopse:
Este é o terceiro filme que Robert Siodmak dirigiu nos EUA. Fugido da Alemanha nazista nos anos 30, formado na escola expressionista alemã, junto com Fritz Lang, Otto Preminger, Billy Wilder, Samuel Fuller e outros, ele se revelou um dos mais geniais diretores do período.
Esta é uma estória extraída de novelas pulp ou hard core, como na maioria dos filmes noir. Aborda a figura de Scott Henderson (Alan Curtis), um homem de negócios bem sucedido, que deixa seu lar após briga com sua esposa e se encontra sozinho em um bar com uma bela e bem-vestida jovem (Ann Terry). Ambos não desejam envolvimento amoroso entre si e concordam em se manter anônimos, não revelando seus nomes um para o outro. Retornando para sua casa, Scott descobre que sua esposa foi assassinada por estrangulamento.
Ao admitir para a polícia sua briga anterior com a esposa, Scott logo se torna o primeiro suspeito. Seu álibi era ter passado a noite com a moça fantasma, mas foi incapaz de dizer seu nome, para se defender. Recordando seus passos na noite anterior, ele tentou identificar cada testemunha eventual que pudesse confirmar sua presença no bar, no show musical noturno e em outras situações pelas quais passou.
Alegou-se que ele se utilisou demasiado de sua imaginação já que as testemunhas não foram encontradas. Acusado de assassinato, ele foi preso e condenado à pena de morte. Sua leal secretária Carol "Kansas" Richman (Ella Raines), que nunca acreditou nas acusações, trabalha febrilmente para provar sua inocência. Com a ajuda de um detetive, ela tenta encontra a moça fantasma antes que seja tarde demais.
Esta jornada pouco plausível faz com que Carol ande pelo submundo da Nova York do início dos anos 40. Ela passa por transformações implausíveis antes que o verdadeiro assassino seja revelado: em uma trama complicada, descobre-se que o assassino é o melhor amigo de Henderson, Marlowe (Franchot Tone).

Uma curiosidade: a brasileira Aurora Miranda (irmã de Carmem Miranda) faz uma ponta neste filme, em cena musical no bar.

Uma obra prima do noir!
 
A cena da banda de jazz. Imagens escandalosamente sexuais para a Nova York da década de 1940. O som do competente Elisha Cook Jr. (à bateria) foi dublado pelo grande Buddy Rich.

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