Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

The Killers (Os Assassinos), 1946.



Ficha Técnica:
Direção: Robert Siodmak
Produção: Mark Hellinger
Roteiro: Anthony Veiller, Richard Brooks e John Huston (não creditado), baseado em novela de Ernest Hemingway
Música: Miklós Rózsa
Fotografia: Elwood Bredell
Edição: Arthur Hilton
Distribuição: Universal Pictures

Elenco:
Burt Lancaster... "Swede" Andreson
Ava Gardner... Kitty Collins
Edmond O'Brien... Jim Reardon
Albert Dekker... "Big Jim" Colfax
Sam Levene... Tenente Sam Lubinsky
Vince Barnett... Charleston, o colega de cela de Swede
Virginia Christine... Lilly Harmon Lubinsky, a antiga namorada de Swede, agora esposa de Sam Lupinski
Charles D. Brown... Packy Robinson, o treinador de boxe de Swede
Jack Lambert... "Dum Dum" Clarke
Donald MacBride... R.S. Kenyon, chefe de Reardon



Sinopse:
Dois assassinos profissionais invadem uma pequena cidade e descobrem, em um velho quarto de hotel, o Sueco (Swede) (Burt Lancaster), que já os esperava sem esboçar nenhuma reação. Ali ele é assassinado resignadamente. O investigador de seguros Reardon (Edmond O'Brien) irá perseguir o caso, contra as ordens de seu chefe, que achava ser um crime trivial. Mas, por detrás, havia uma rede intricada de crimes, tráfico, traições, ligados a uma máfia. No meio de tudo isso, encontra-se a bela e misteriosa Kitty Collins (Ava Gardner), a bela femme fatale. O grande diretor Robert Siodmak aqui, mais uma vez, se supera. Recontando a história em flashbacks, ele cria um suspense que vai num crescendo até o final dramático.
Este foi o primeiro filme em que estrelam Burt Lancaster, Ava Gardner e Edmond O'Brien, todos em magníficas interpretações. Um dos melhores filmes noir de todos os tempos.
Em 2008, este filme foi selecionado para preservação no National Film Registry, da Livraria do Congresso dos EUA, como sendo significativo cultural, historica ou esteticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário