Cinema Noir
Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Journey Into Fear (Jornada do Pavor), 1943.
Ficha Técnica:
Direção: Norman Foster
Produção: Orson Welles (não creditado)
Roteiro: Joseph Cotten e Richard Collins (baseado em novela de Eric Ambler)
Música: Roy Webb
Distribuição: RKO Radio Pictures Inc.
Elenco:
Joseph Cotten... Howard Graham
Dolores del Rio ... Josette Martel
Ruth Warrick... Mrs. Stephanie Graham
Agnes Moorehead... Mrs. Mathews
Jack Durant... Gogo Martel
Everett Soane... Kopeikin
Eustace Wyatt... Prof. Haller
Frank Readick... Mathews
Orson Welles... Colonel Haki
Sinopse:
Um ingênuo engenheiro naval norte-americano Howard Graham (Joseph Cotten) é levado por um amigo, empregado de um clube noturno em Istambul, a um passeio neste local, onde sente-se atraído pela dançarina Josette Martel (Dolores del Rio). Um tentativa de assassiná-lo resulta, ao invés disso, na morte de um mágico desafortunado. Quando o Coronel Haki (Orson Welles) da polícia turca investiga o caso, ele descobre que Graham é vital para o aprimoramento da marinha turca e que os nazistas haviam designado Peter Banat (Jack Moss) para desfazer-se dele. Haki consegue uma suposta passagem secreta para Graham em um barco a vapor clandestino. Entre os passageiros estão Josette e seu parceiro Gogo Martel (Jack Durant)... e Banat. Incapaz de convencer o capitão (que não fala inglês) a voltar, Graham é levado a bordo do navia, não sabendo em quem pode confiar.
O filme foi dirigido por Norman Foster, mas muitos especulam se Orson Welles teve participação decisiva na direção. Em depoimento a Peter Bogdanovitch, Welles disse que, antes do término do filme, ele teve de voar para o Brasil onde filmaria It's All True, e que ele não dirigira Journey Into Fear, e que o trabalho fora realizado por seu amigo Foster. Ele participou efetivamente, junto com Joseph Cotten na elaboração do roteiro. Também participou na produção da sequência inicial que mostra o assassino ouvindo música em um velho fonógrafo. Nesta cena, a câmara começa a flutuar de fora do apartamento para dentro do quarto, bem ao estilo de Cidadão Kane.
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