Ficha Técnica:
Direção: Curtis Bernhardt
Produção: William Jacobs
Roteiro: Alfred Neuman e Robert Siodmak, Arthur T. Hormna, Dwight Taylor
Música: Frederick Hollander
Fotografia: Merritt B. Gerstad
Distribuição: Warner Brothers
Elenco:
Humphrey Bogart... Richard Mason
Alexis Smith... Evelyn Turner
Sydney Greenstreet... Dr. Mark Hamilton
Rose Hobart... Kathryn Mason
Charles Drake... Prof. Norman Holsworth
Grant Mitchell... Dr. Grant
Patrick O'Moore... Det. Lt. Egan
Ann Shoemaker... ora Grant
Edwin Stanley... Phillips
Sinopse:
Para seus amigos, Richard (Bogart) e Kathryn Mason (Rose Hobart) eram um casal ideal. Na realidade, seu casamento é uma farsa, já que Richard apaixonou-se pela irmã mais jovem de sua esposa, Evelyn. Pensando que Kathryn nunca concordaria com o divórcio, Richard planeja o que acredita ser o assassinato perfeito. Após um acidente de carro, ele finge estar incapacitado para andar e combina com sua esposa tirar umas férias num resort nas montanhas. Kathryn é surpreendida quando encontra seu marido num local solitário na estrada da montanha e pensa imediatamente que a intenção dele é matá-la. Com sua esposa convenientemente fora de cena, Richard dá suas primeiras investidas amorosas em direção a Evelyn, mas ela insiste que jamais poderá amá-lo. Richard persiste, determinado a vencer a mulher que ama, mas começa a perceber coisas que sugerem que sua esposa pode não ter morrido no acidente...
Conflict é um dos filmes noir menores na carreira de Humphrey Bogart, durante a década de 1940, sua década dourada. O Falcão Maltês (1941) e Casablanca (1942) elevou-o aos mais altos escalões da elite de atores de Hollywood. Nesta mesma década ele iria estrelar alguns dos mais memoráveis filmes noir, incluindo To Have and Have Not (1944), The Big Sleep (1946) e O Tesouro de Sierra Madre (1948). Conflict é um filme menor quando comparado a estas pièces de résistance da história do cinema noir, apesar de uma ou duas cenas significativas.
Sua temática aborda questões psicanalíticas (Sydney Greenstreet faz o papel do doutor e Bogart do paciente), adultério, ciúme, inveja e impulso assassino. Foi o único filme em que Greenstreet e Bogart contracenam em que o primeiro faz o papel do mocinho e não de bandido.
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