Cinema Noir

Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Detour (Curva do Destino), 1945.



Ficha Técnica:
Direção: Edgar G. Ulmer
Produção: Leon Froomkess
Roteiro: Martin Goldsmith e Martin Mooney
Narração: Tom Neal
Música: Leo Erdody
Fotografia: Benjamin H. Kline
Edição: George McGuire
Distribuição: Producers Releasing Corporation


Elenco:
Tom Neal... Al Roberts
Ann Savage... Vera
Claudia Drake... Sue Harvey
Edmund MacDonald... Charles Haskell Jr
Tim Ryan... Nevada Diner Proprietor
Esther Howard... Holly, Garçonete do jantar
Pat Gleason... Joe, Trucker at Diner
Don Brodie... Vendedor de carros usados



Sinopse:
Esta é a estória de Al Roberts (Tom Neal), um pianista de clube noturno em Nova York, que decide ir atrás de sua namorada que havia ido para Hollywood tentar a sorte. Como não tivesse dinheiro, fez a viagem tomando caronas pelas estradas. O relato é feito em flashbacks. Em uma sombria noite, após ter pego carona no carro de um sórdido jogador, este vem a morrer misteriosamente, enquanto Al estava ao volante, a pedido daquele. Com medo de ser acusado pela polícia da morte do jogador, Al pega seus documentos e assume sua identidade. Mais à frente, dá carona para uma dama que vem a se revelar uma femme fatale chantagista. A vida de Al muda completamente...

Este filme foi realizado em apenas 6 dias, com baixo orçamento (em torno de 100.000 dólares).  Em 2004, a revista Time escolheu-o como um dos 100 melhores filmes americanos de todos os tempos. Ganhando assim, uma aura cult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário