Cinema Noir
Este blog retrata a história do cinema noir clássico, desde seu início em 1941 até seu fim em 1958. Não são apresentados os filmes do período proto-noir, pré-noir, filmes de gangsters e de penitenciárias, bem como os neo-noir que são produzidos até os dias atuais. Para os amantes deste gênero inesquecível!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Dark Passage (Prisioneiro do Passado), 1947.
Ficha Técnica:
Direção: Delmer Daves
Produção: Jerry Wald
Roteiro: David Goodis
Música: Franz Waxman
Fotografia: Sidney Hickox
Distribuição: Warner Brothers
Elenco:
Humphrey Bogart... Vincent Parry
Lauren Bacall... Irene Jansen
Bruce Bennett... Bob
Agnes Moorehead... Madge Rapf
Tom D'Andrea... Sam
Clifton Young... Baker
Douglas Kennedy... Detective in Diner
Rory Mallinson... George Fellsinger
Houseley Stevenson... Dr. Coley
Sinopse:
Este é o terceiro filme da dupla Bogart-Bacall e é considerado inferior aos demais. Aqui, o desempenho artístico de Bacall é tido como superior ao de Bogart, que não se mostra tão convincente e dramático como nos outros dois filmes.
Bogart desempenha o papel de um homem preso por presumivelmente ter assassinado sua esposa (Vincent Parry) e que escapa da prisão de San Quentin, dentro de um barril, no caminhão de lixo, a fim de provar sua inocência. Bogart acha que suas feições faciais são tão conhecidas que decide submeter-se a uma cirurgia plástica clandestina para não ser reconhecido. Antes da cirurgia, o filme é mostrado do ponto de vista de Bogart, relatado na primeira pessoa. Os espectadores vêm o rosto de Bogart pela primeira vez quando ele começa a se recuperar da cirurgia no apartamento de uma jovem e simpática atriz (Bacall), pela qual ele logo desenvolve uma grande afeição. Entretanto, seu único objetivo é a vingança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário